Descrição
O medidor de impacto de dardo em queda livre possui microprocessador integrado, fácil operação e alta precisão.
Ideal para o desenvolvimento de produtos e controle de qualidade em laboratório, pesquisa e desenvolvimento e instituições de ensino.
A energia de quebra faz com que materiais flexíveis finos, como filme plástico, papel e folhas compostas falhem sob condições específicas de impacto de um dardo em queda livre.
Em conformidade com as normas A e B da ASTM D1709, o medidor de impacto de dardo em queda livre possuí células fotoelétricas para medir a energia (joules) para quebrar ou causar falha na amostra sendo testada.
Medidor de Impacto de Dardo em Queda Livre, Testes <h/2>
Normalmente o teste manual requer pelo menos sessenta gotas para cada amostra para obter um bom resultado.
Para o aparelho Falling Dart Impact Tester, isso é bastante reduzido. Para leituras perfeitas de energia em novas amostras, uma quantidade de filme será necessária para estabelecer, em primeiro lugar, a faixa de trabalho do peso da gota necessária , já que o dardo deve cair completamente através da amostra para fornecer uma leitura de energia durante um teste.
Esse teste é muito simples de conduzir usando o teste Break Mass. Uma vez que o peso a passar pela amostra tenha sido estabelecido, uma faixa de trabalho de 50% dever ser boa o suficiente para produzir resultados repetíveis.
Se a taxa já for conhecida, a energia de quebra fornecerá sua leitura em joules.
Os métodos de fixação da amostra e a liberação do dardo são projetados de forma que possam ser repetidos com precisão para cada teste realizado.
Os corpos de prova são simplesmente fixados em um sistema pneumático de duas peças, que fornece um tensão constante em toda a área de superfície do corpo de prova, garantindo a repetibilidade do teste.
Um dardo com peso conhecido irá cair em queda livre e atingir a amostra. Para cumprir os padrões de teste relevantes, alturas de queda podem ser 660 mm ou 1500 mm que são facilmente obtidas usando o conjunto telescópio embutido.
O mecanismo de liberação de dardo é acionado por solenoide para fácil liberação e requer uso de ambas as mãos para liberar o dardo e garantir a segurança total do operador.
O display LCD fornece instruções simples de serem seguidas e possibilita a configuração dos parâmetros de teste, nome do usuário, identificação do material, lote e tipos de dardos. Também, é possível armazenar os resultados em listas por operadores afim de consulta futura ou apresentação de resultados.
A seleção do tipo de teste é feita ao pressionar um botão e os parâmetros do teste, como altura de queda, peso do dardo e tamanho da amostra.
No início de cada lote do teste, é realizada uma calibração simples do aparelho. As estatísticas de média do lote, desvio padrão e coeficiente de variação são atualizadas automaticamente após cada testes e os resultados são mostrados em formato gráfico tubular para análise quando baixados para o software Techni-Test PC fornecido com o equipamento.
O software Techni-Test Windows é um item de fornecimento padrão do Medidor de Impacto de Dardo em Queda Livre que possibilita a conexão do aparelho através de uma porta RS232 ou Ethernet. Os resultados dos podem ser impressos diretamente através do software ou salvos e exportados como arquivos VCS que podem ser aberto com o Microsoft Excel em forma de tabela que podem ser manipulados de acordo com as suas necessidades tias como, prepara uma apresentação gráfica ou simplesmente copiar os resultados para outro programa.
Se o Medidor de Impacto de Dardo em Queda Livre estiver conectado ao PC através do conector Ethernet em uma rede LAN, a saída 232 pode ser utilizada para conexão a uma impressora térmica opcional para impressão direta pelo equipamento.