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Principais tendências para o setor de embalagens

O que os olhos não veem, nossos equipamentos determinam.

Principais tendências para o setor de embalagens

Tendências para Embalagens

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Os hábitos de consumo estão mudando, ainda mais depois da pandemia. Um setor que se destaca por isso é o alimentício e aqui vamos te contar as principais tendências para embalagens para suprir as necessidades dos consumidores.

Tendências para embalagens 2022

A preocupação em se alcançar um estilo de vida saudável já estava em ascensão nos últimos anos, mas a pandemia de covid-19 intensificou o cuidado com a saúde e com o meio ambiente. Nesse contexto, a preocupação com os alimentos ganhou destaque e a maioria das empresas precisou promover mudanças na comercialização de seus produtos, tanto para passar mais segurança aos clientes, quanto para aumentar o destaque da marca.

Atualmente temos cinco megatendências de consumo: a sustentabilidade, a saúde, a segurança alimentar, a sofisticação e a conveniência.

Vamos abordar cada uma delas e você vai saber como ficar em evidência!

 

 Sustentabilidade

A sustentabilidade visa o uso de matérias-primas que gerem o menor impacto ambiental possível. Pensando em embalagens plásticas isso pode ser alcançado com o uso de materiais facilmente recicláveis, como estruturas flexíveis monomateriais, resinas que fazem com que materiais diferentes se tornem miscíveis (o que permite, por exemplo, a reciclagem de PP e PE juntos) e resinas que permitam o aumento da vida útil do produto. Você pode também adicionar conteúdo reciclado pós-consumo na sua embalagem e promover processos de economia circular que abranja toda a cadeia de fabricação.

Sustentabilidade

 

Saúde

A saúde se preocupa com o consumo de alimentos com a menor quantidade possível de aditivos químicos, que são substâncias adicionadas a um alimento sem o propósito de nutrir. Elas alteram as características físicas, biológicas, químicas ou sensoriais dos produtos. Aqui, para diminuir o uso de aditivos, podemos citar a utilização de atmosfera modificada em detrimento do uso de conservantes. Você pode conferir nesse texto tudo o que precisa saber sobre atmosfera modificada!

Além dos aditivos químicos que são nocivos a nossa saúde, a nova norma aprovada pela Anvisa, exige que na parte frontal dos alimentos conste informações de alto teor de sódio, açúcar ou gordura, por exemplo. Tudo isso para auxiliar compra consciente do cliente.


Alto teor de nutrientes ANVISA

 

Segurança alimentar

No âmbito da segurança alimentar, embalagens que permitem o consumidor ver o produto, como as transparentes ou com janelas, passam uma maior confiança na hora da compra. Para aumentar a vida útil do seu produto você pode utilizar embalagens com barreira que, resumidamente, diminui a troca gasosa entre a atmosfera da embalagem e a externa. Você pode saber mais sobre essa tecnologia clicando aqui. Uma notável novidade são os materiais com conteúdo antiviral ou bactericida que, em tempos de pós-pandemia, tem o potencial de gerar sensação de tranquilidade  e segurança ao comprador.

 

Sofisticação

Quantas vezes, na correria, você escolheu um produto pela embalagem? Nas prateleiras dos comércios é comum encontrar várias opções de um mesmo item. Nessa hora a sofisticação, que envolve o design da embalagem e a apresentação do produto fazem toda a diferença: você deve investir no formato, nas cores e nas artes ideais para chamar a atenção do consumidor. Isso te coloca em destaque, mesmo se a sua marca ainda não está entre as mais conhecidas. Se ela está, você irá continuar em evidência.

 

Conveniência

Os clientes também dão preferência aos produtos fáceis de abrir e/ou que simplifiquem o preparo do alimento. Embalagens com indicação de abertura fácil e as que podem ser fechadas novamente são práticas e se encaixam perfeitamente na rotina de quem preza pela funcionalidade. Para alimentos que precisam de aquecimento, embalagens que possam ir da geladeira ou freezer direto para o micro-ondas ou para o forno convencional têm grande apelo comercial. A conveniência faz toda a diferença!

 

Conclusão para as principais tendências para embalagem

Essas são as nossas dicas sobre as principais tendências para o setor de embalagens. Lembre-se de sempre estar atento às inovações tecnológicas e às mudanças de comportamento dos consumidores, o que vai fazer com que o seu produto entregue continuamente a melhor experiência possível!

FAQ

Perguntas frequentes sobre Tendências de Embalagens

As principais tendências incluem sustentabilidade, saúde, segurança alimentar, sofisticação e conveniência. Essas tendências refletem a crescente preocupação dos consumidores com o meio ambiente, a saúde e a praticidade no consumo de alimentos, especialmente após a pandemia.

A sustentabilidade visa o uso de matérias-primas que gerem o menor impacto ambiental possível. Isso pode ser alcançado com materiais recicláveis, estruturas monomateriais, resinas que aumentam a vida útil do produto e o uso de conteúdo reciclado pós-consumo. A adoção de processos de economia circular também é uma prática crescente.

As embalagens que utilizam tecnologias como Atmosfera Modificada ajudam a reduzir o uso de aditivos químicos, preservando a qualidade dos alimentos sem a necessidade de conservantes artificiais. Além disso, a nova norma da Anvisa exige que as embalagens informem o alto teor de sódio, açúcar ou gordura, ajudando os consumidores a fazerem escolhas mais conscientes.

Embalagens sofisticadas são aquelas que possuem design atraente, cores chamativas e uma apresentação visual que se destaca nas prateleiras. Esse tipo de embalagem pode influenciar positivamente a decisão de compra, especialmente em ambientes competitivos, ajudando a marca a se destacar, mesmo que ainda não seja amplamente conhecida.

A conveniência é crucial porque os consumidores buscam praticidade no dia a dia. Embalagens fáceis de abrir, que podem ser fechadas novamente, e que permitem o preparo rápido dos alimentos, como as que vão do freezer ao micro-ondas, são altamente valorizadas. Essas características simplificam o uso e agregam valor ao produto.

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